Atualmente minha filha tem 1 ano e meio e começamos o processo de autonomia do sono. Decidi fazer isso pelo bem da minha saúde mental e física e no meio do caminho, descobri que era muito benéfico também para o desenvolvimento emocional e cognitivo da minha filha.

Minha filha sempre mamou e adormecia no peito. Ela sempre foi boa de sono mas, com 8 meses, começou a ter despertares na madrugada e naquela época eu ainda era CLT então, o cansaço era imenso. Tentei implantar a técnica da autonomia do sono seguindo especialistas no Instagram e pelo ChatGPT mas, sem sucesso.
Então contratei consultoria de 2 mil reais, indicação de uma amiga que fez e teve frutos positivos na família dela.
Estamos, portanto, no processo! Os primeiros 15 dias eram para ambientação do berço (ninar e colocar ela sonolenta no berço) e mudança na rotina. M fazia 2 sonecas e passou a fazer uma, ao meio dia, após almoçar e tomar banho. O sono da noite passou das 21h para 19:30 o que foi libertador já que eu não tinha tempo para mim e meu marido enquanto ela nos demandasse atenção.
Pós essa primeira fase, cá estamos na fase da autonomia, que é colocar a bebê no berço totalmente acordada e deixá-la sozinha até q ela durma, sem intervenção. Ela tem chorado muito mas, estou vendo evolução. Eu entro no quarto à cada 5 minutos apenas para falar que está tudo bem e que está na hora de dormir.
Nos sonhos noturnos ela tem adormecido em até 35 min mas, as sonecas da manhã ainda não tem acontecido. Mas ok, hoje é o terceiro dia e em média os bebês demandam 15 dias para aprender algo.
Dói ouvir tanto choro! Mas, sigo no processo e vou atualizando aqui.
